quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os Três Princípios do Hapkido

3 Principios do HKD 
Sam Dae Wolly HKD
삼대원리 합기도




Utilizar e desviar a força do oponente através das ações e movimentos circulares. Seu princípio de movimentação natural e contínua simboliza na própria trajetória do praticante que objetiva a progressão em seus treinamentos retornando sempre às origens. Simbolicamente quando ele atinge seu objetivo, a faixa preta, deverá retornar ao mesmo ponto de partida (reinício), porém desta vez com mais conhecimento e experiência. Agora o aluno tende a formar novos círculos, porém menores, como espirais direcionadas, não para frente, mas para o alto. O Círculo é um principio universal, pois retrata o caminho que retorna ao seu próprio início. Não se trata de alcançar o fim, mas de caminhar sempre em direção aos seus objetivos, mais sábio e experiente hoje do que ontem. Tudo é arredondado no corpo: as pontas dos dedos, o nariz, joelhos, etc. Os movimentos de defesa pessoal do HAPKIDO devem ser circulares, semelhantes às forças centrifuga e centrípeta das Leis da Física, na intenção de redirecionar anular e orientar as energia do oponente. 


Penetração total na defesa do oponente de forma flexível e adaptável. A água simboliza muitas coisas na Coréia. Uma delas é a adaptabilidade. A água nunca luta contra qualquer obstáculo que encontra. Se ela não pode vencer o contato, não há conflito. Ela nunca perde a forma e ao mesmo tempo não tem forma definida. O homem deve aprender a se adaptar da mesma maneira se quiser sobreviver as discórdias enfrentadas ao longo da vida. A não resistência da água lhe torna poderosíssima, capaz de se adaptar a qualquer circunstância. Se colocada em um recipiente, ela assume a sua forma ; se colocada em nas mãos, idem. Tente segurá-la e ela fluirá por entre seus dedos. O praticante de Hapkido deve desenvolver a virtude da adaptabilidade e fluidez em todas as caracteristicas de sua vida.

A não resistência, o sentir e absorver. Não se opor à força do oponente, mas sim, trasforma-la. Nos treinos de HAPKIDO deve existir uma combinação simultânea de mente, corpoe espirito. A harmonia é o elemento crucial desse treinamento. Adquirindo harmonia consigo mesmo é possível harmonizar-se com o adversário. o momento crucial esta na respeiração,Harmonizar-se com a situação é o próximo passo. A tarefa final é combinar a harmonia desenvolvida em si próprio ao oponente e à sua técnica. Harmonia: harmonizar-se com o ambiente, com o oponente, e principalmente consigo mesmo é o objetivo fundamental do praticante de Hapkido. O domínio das emoções, a disciplina diante dos obstáculos e unir as idéias nos momentos difíceis são princípios que o praticante deve buscar atingir. Ou somente podemos dizer tem que ser uno com o universo.



Won - Representa O caminho a ser percorrido pelo praticante em seu treinamento. O fim é sempre o começo. Yu - Representa a adaptabilidade do hapkidoísta nas mais diversas situações. Wha - Representa a harmonia entre mente, corpo, situação e técnica na ABSORÇÃO de tudo que o rodeia.
Estas três teorias devem ser explicadas e demonstradas durante o treinamento. O instrutor deve compreender verdadeiramente as funções e a essência do HAPKIDO, não somente a estrutura, mas todos os seus conceitos, princípios e atributos técnicos a respeito da arte marcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário